Auxílio emergencial é pago hoje a 2,49 milhões nascidos em maio | Foto: Aloísio Maurício / Estadão Conteúdo / CP
15.Abril.2021
Auxílio emergencial é pago hoje a 2,49 milhões nascidos em maio
A primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial é depositada nesta quinta-feira (15) aos 2,49 milhões de beneficiários do programa nascidos no mês de maio. O repasse soma R$ 516,62 milhões.

Outras 236 mil pessoas que passaram a fazer parte do público com direito ao benefício em novo lote liberado no dia 9 de abril também receberão a primeira parcela hoje. Serão contemplados os nascidos em janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Os demais entram no calendário normal de repasses já divulgado.

O saque em dinheiro para todos que receberem hoje só poderá ser feito a partir do dia 14 de maio. Até lá, a grana pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Com o sistema digital da Caixa, os beneficiários do auxílio emergencial conseguem pagar boletos, comprar pela internet e pelas maquininhas de estabelecimentos comerciais.

O calendário dos novos pagamentos do auxílio emergencial é dividido em quatro ciclos, de créditos e saques. Os débitos da primeira parcela seguem até 30 de abril, quando o benefício será disponibilizado para os nascidos em dezembro. Os beneficiários do Bolsa Família, por sua vez, começaram a receber a nova rodada do auxílio emergencial no dia 16 de abril, de acordo com o calendário habitual do programa assistencial.

A nova rodada terá quatro parcelas, de abril a julho, com valor médio de R$ 250. Mulheres chefes de família receberão R$ 375 e pessoas que vivem sozinhas, R$ 150. O total de beneficiados supera os 45,6 milhões.

Desde 2 de abril, as pessoas que se inscreveram pelos meios digitais da Caixa e os integrantes do Cadastro Único do governo federal podem conferir se têm direito a receber o benefício pelo site www.cidadania.gov.br/auxilio. Para quem teve o cadastro negado nesta data, o prazo para contestar a decisão, no entanto, terminou na última segunda-feira (12).

Caso a pessoa entenda que cumpre critérios de elegibilidade, ela deve clicar na opção que aparece no Portal de Consultas da Dataprev e enviar o pedido. Para as pessoas que tiveram o resultado da solicitação divulgado no dia 10 deste mês, o período para contestação será de 13 a 22 de abril.

Impacto econômico
As estimativas apontam que os novos pagamentos vão injetar R$ 44 bilhões na economia. Desta vez, no entanto, o impulso para conter um tombo maior da economia em 2020 será usado por 98% dos moradores de favelas no Brasil para a compra de alimentos.

Além de alcançar menos beneficiados, com menor valor das parcelas, a nova rodada de pagamentos não aceita novos cadastros para quem ficou de fora do programa em 2020, mas agora precisaria da ajuda. Estão entre os beneficiados apenas aqueles que já estavam cadastradas pelo Cadastro Único, pelo aplicativo da Caixa ou Bolsa Família.