Nmero de MEIs teve maior crescimento em 2018
Trabalho
11.Fevereiro
Desemprego elevado estimula empreendedorismo
No ano passado foram abertas 2,6 milhes de novas empresas no Pas, uma quantidade 14% maior do que em 2017, segundo levantamento feito pela Boa Vista com base nos registros da Receita Federal. A maioria das novas companhias (77,3%) formada por empresas no formato de Microempreendedor Individual (MEIs). So empresas praticamente de uma pessoa s, com faturamento anual de, no mximo, R$ 81 mil. O aumento que houve no nmero de MEIs no ano passado em relao ao ano anterior foi 19,3%. a maior variao no volume de novas MEIs desde 2013, quando o levantamento comeou a ser realizado pela Boa Vista. Flvio Calife, economista da Boa Vista e responsvel pelo levantamento, acredita que o nmero de MEIs cresceu acima da mdia do nmero total de empresas abertas no mesmo perodo por causa da reao ainda muito lenta do mercado de trabalho na abertura de vagas destrudas pela crise. "O desemprego elevado sustentou a abertura de MEIs", afirma. Quando se avalia a composio das novas empresas por setor, o servio liderou com 58,7%, seguido pelo comrcio, com 32,9%. Calife diz que o servio liderou porque esse o setor mais flexvel da economia. "Quem perde o emprego, abre uma consultoria", exemplifica. Quanto s regies do Pas, a maior fatia de aberturas de novas companhias est em regies com maior atividade econmica, como o Sudeste (15,6%) e o Sul (14,9%). J a Regio Norte ficou na lanterna, respondendo por apenas 2,1% do total de empresas abertas no perodo. Maioria dos jovens deseja abrir um negcio prprio A realizao pessoal tem sido a maior motivao para a abertura de um negcio entre os jovens empreendedores. Essa tendncia foi identificada em uma pesquisa indita realizada pelo Sebrae com 2.132 empreendedores, de todas as idades, de todo o Pas. O resultado da pesquisa mostra que a ideia de se tornar um empreendedor j est presente bem cedo, tanto que um em cada trs empresrios (32%) j tinha algum tipo de pensamento nesse sentido antes de completar 18 anos. Quando considerado apenas o grupo de empresrios com at 24 anos, 80% j haviam cogitado se tornar um empreendedor antes dos 18 anos. Quanto maior o porte da empresa, maior a proporo dos empresrios que cogitaram iniciar o negcio mais cedo. No grupo das Empresas de Pequeno Porte (EPP), 42% dos empresrios cogitaram empreender antes dos 18 anos (este resultado foi 51% maior que entre os MEI, onde apenas 28% cogitaram empreender antes dos 18 anos). Sob diferentes aspectos, esse despertar para o empreendedorismo ainda maior para aqueles empreendedores mais escolarizados. Os mais jovens so os que mais realizaram algum curso de empreendedorismo antes de abrirem o negcio e, do mesmo modo, fizeram mais cursos aps iniciar a vida empreendedora: 33% dos empresrios at 24 anos se capacitaram antes de empreender.

Fonte: Jornal do Comrcio