54 3344.1293
SISTEMA SPC:
CONSULTA RECEITA:
Indústria gaúcha andou na contramão do setor nacional | Foto: Alina Souza / Divulgação / CP
ECONOMIA
15.Março.2019
Indústria gaúcha cresceu 2,6% em janeiro, aponta IBGE
Na contramão do índice nacional, que apresentou retração de 0,8% no mês de janeiro, a indústria do Rio Grande do Sul começou o ano com crescimento de 2,6%, conforme a Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. A variação no estado foi a terceira maior do país, atrás apenas daquela registrada no Amazonas (5,2%) e em Pernambuco (3,0%), e empatada com a de Goiás. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta no Estado foi de 5,7%.

Ainda que a média brasileria tenha caído, somente seis dos quinze locais pesquisados mostraram taxas negativas, mas foram mais intensas que as elevações. A queda mais intensa foi em Mato Grosso (-5,4%), seguido por Espírito Santo (-2,6%), Bahia (-2,2%), São Paulo (-1,8%) e Rio de Janeiro (-1,3%) e Ceará (-0,4%). Ainda na série com ajuste sazonal, a média móvel trimestral para o total da indústria recuou 0,2% no trimestre encerrado em janeiro de 2019 frente ao nível do mês anterior.

Comparação com 2018
Na comparação com janeiro de 2018, o setor industrial caiu 2,6% em janeiro de 2019, com dez dos 15 locais apontando taxas negativas. Os dois meses tiveram 22 dias úteis, o que torna a comparação mais fidedigna. Amazonas (-10,5%) e Mato Grosso (-9,2%) assinalaram os recuos mais intensos pelas quedas observadas nos setores de bebidas (preparações em xarope para elaboração de bebidas para fins industriais) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (televisores), no primeiro local; e de produtos alimentícios (carnes de bovinos frescas ou refrigeradas, tortas, bagaços, farelos e outros resíduos da extração de soja e óleo de soja em bruto) e produtos de madeira (madeira serrada, aplainada ou polida), no segundo.

Fonte: Correio do Povo

ACISAT Empregos

Para ser notificado imediatamente que uma nova vaga de emprego é inserida no sistema da ACISAT, receber mensagem das empresas e da Acisat no CHAT, aviso que seu currículo foi pré-selecionado ou que não foi selecionado e muito mais, basta baixar em seu smartphone o Aplicativo ACISAT, e depois logar o seu currículo no aplicativo.

Copiryght © 2024 Todos os direitos reservados - ACISAT ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL DE SERVIÇOS E AGRONEGÓCIOS DE TAPEJARA. acisat@acisat.org.br
Desenvolvido por  ÍMPAR AGÊNCIA WEB