54 3344.1293
SISTEMA SPC:
CONSULTA RECEITA:
Uma das garras desproporcionalmente maior que as outras era usada para a alimentação — Foto: Divulgação/Lida Xing
CIÊNCIA
12.Julho.2019
Nova espécie de pássaro pré-histórico é encontrada preservada em âmbar
Pesquisadores chineses anunciaram nesta quinta-feira (11) a descoberta do fóssil de uma nova espécie de pássaro pré-histórico preservado em âmbar. O Elektorornis chenguangi, encontrado em Myanmar, tem uma das garras bastante alongadas, como lêmures e lagartos escaladores.

O estudo divulgado pela revista "Current Biology" sugere que o pássaro, menor que um pardal, tinha uma maneira diferente de se alimentar com sua garra de quase 10 centímetros. Diz também que a deformação pode ter facilitado a locomoção da espécie entre as árvores há 99 milhões de anos.

"Isso comprova que os pássaros pré-históricos eram ainda mais diversos do que acreditávamos. Eles evoluíram de maneiras muito diferentes para se adaptar ao ambiente", disse em nota o paleontólogo Lida Xing.

Os cientistas observaram que as estruturas das garras eram maiores e mais robustas na base e acreditam que por isso tinham pelos sensíveis ao tato, capazes de sentir o ambiente em busca de alimentos.

Também foram preservadas as plumagens da ave assim como pedaços da pele do animal. Pelas dimensões das asas, os pesquisadores podem dizer que o animal era capaz de voar e inclusive inferir a coloração da espécie por conta de traços de pigmentos marrom escuro.

Jurassic Park
A pata preservada em âmbar foi descoberta em 2014 no vale de Hukawn, na capital da Birmânia, que durante a era Mesozoica era cercado por árvores produtoras da resina, substância pegajosa, cor de caramelo que escorre pelo tronco.

Plantas e pequenos animais como lagartixas e aranhas costumam ser envolvidos pelo fluido e após milhões de anos se transformam em fósseis. Como no filme Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros, cientistas descobriram muitas especies extintas de animais, guardados em pedras de âmbar -é o caso da abelha mais antiga do mundo, também encontrada neste vale.

Fonte: G1

ACISAT Empregos

Para ser notificado imediatamente que uma nova vaga de emprego é inserida no sistema da ACISAT, receber mensagem das empresas e da Acisat no CHAT, aviso que seu currículo foi pré-selecionado ou que não foi selecionado e muito mais, basta baixar em seu smartphone o Aplicativo ACISAT, e depois logar o seu currículo no aplicativo.
Copiryght © 2024 Todos os direitos reservados - ACISAT ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL DE SERVIÇOS E AGRONEGÓCIOS DE TAPEJARA. acisat@acisat.org.br
Desenvolvido por  ÍMPAR AGÊNCIA WEB