54 3344.1293
SISTEMA SPC:
CONSULTA RECEITA:
Blog dá dicas do que ficar de olho na hora de comprar um computador novo — Foto: Brendan McDermid/Reuters
TECNOLOGIA
09.Outubro.2019
Pensando em comprar um computador? Veja dicas para comprar o PC ideal
Há oito anos que a venda de smartphones superou pela primeira vez a vez a de computadores e há três anos que o celular é o aparelho nº 1 para acessar internet no Brasil.

Mas isso não significa que os desktops e notebooks tenham sido abandonados completamente. Muitas pessoas ainda precisam desses equipamentos, seja para trabalho ou para diversão, com jogos de computador, por exemplo.

Na hora de escolher uma configuração, é preciso avaliar previamente qual é a ideal para as suas necessidades — cada modelo de computador possuí características específicas para a realização de um grupo de tarefas.

Na coluna de hoje serão apresentadas dicas sobre como escolher o computador ideal. Veja mais:

Processador
Nesse mercado acirrado, os principais fabricantes disputam continuamente a preferência dos consumidores. Não é incomum encontrar os fãs incondicionais por uma determinada marca.

Houve o tempo em que a velocidade do processador era a configuração mais destacada nos anúncios de venda, e essa informação continua sendo o principal indicador sobre o desemprenho do PC.

Mas devido à necessidade de evitar problemas com o aquecimento — por causa do aumento da velocidade do processador — as fabricantes passaram a adicionar mais de um núcleo (core) e ampliar a capacidade de execução de tarefas (threads), ao invés de seguir aumentando a frequência (clock) do processador.

Embora esse componente seja o "motor" que faz o computador funcionar, e a sua capacidade de processamento das informações, seja fundamental para se obter a melhor performance, o leitor precisa levar em considerações mais detalhes além da velocidade na hora de escolher um PC.

Quantidade de núcleos

Essa foi a solução encontrada para aumentar a capacidade de execução de tarefas e lidar com o aquecimento nos processadores.

Os fabricantes introduziram mais núcleos, que servem como indicador relevante de capacidade, além da velocidade do processador. É comum encontramos essa informação descrita usando os termos "dual-core", "quad-core," "octa-core" — quanto mais núcleos, maior é a capacidade de processamento de informações.

Memória RAM
Esse é o componente que armazena temporariamente todas as informações que o processador precisará para executar uma determinada tarefa.

Os dados são armazenados no disco rígido do PC e essas informações são lidas pelo disco e compartilhadas com o processador para a execução de um programa.

Se toda vez que o processador precisasse acessar as informações de um programa tivesse que ler novamente no disco rígido esse processo comprometeria a velocidade do computador.

Então, para disponibilizar rapidamente o acesso às informações mais usadas pelo processador, esses arquivos ficam salvos temporariamente na memória.
Quanto maior for a capacidade de armazenamento temporário, melhor será o desempenho do PC.

Barramento

É nome dado à taxa de velocidade em que as informações são compartilhadas entre a memória RAM, disco rígido, placa-mãe, placa de vídeo, portas USB e o processador.

Por exemplo, o barramento da memória RAM pode ser descrito como DD3, DDR4 e a sua frequência influencia diretamente no desempenho do PC.

É possível instalar um módulo de memória de 8 GB no padrão DDR3 e barramento 1333Mhz e obter um bom desempenho. No entanto, nesse mesmo computador também é possível instalar um módulo de memória de 8 GB no padrão DDR3 e barramento 1600Mhz.

Ambos os módulos possuem capacidade de armazenamento idêntica, mas o que possuir maior taxa de barramento, proporcionará maior desempenho.

Cache

É uma informação que não é muito destacada nos anúncios, mas que não deve ser ignorada na hora de escolher um computador.

A memória de cache está relacionada à quantidade de informações que o processador precisa acessar com frequência para realizar a execução de programas, sistema operacional, jogos.

Em vez de ficar carregamento os dados da memória RAM a todo instante, as informações mais importantes ficam acessíveis nessa pequena porção de memória. É possível encontrar processadores com 3 MB de cache, 6 MB, 8 MB, 12 MB.

Isso significa que, aliando a velocidade do processador com quantidade de núcleos (cores), o barramento e o cache, temos o conjunto de informações mais relevantes que indicam maior velocidade do computador.
Placa de vídeo
Quando falamos de jogos, o diferencial é uma boa placa de vídeo, mesmo que o conjunto de componentes permita e um equipamento com um bom desempenho.

Nesse mercado, a disputa fica a cargo da NVIDIA, fabricante da linha GeForce, e da AMD, que fabrica a linha Radeon.

No geral, as placas mais recomendadas devem ter pelo menos 8GB de memória para vídeo. Existem modelos que permitem adicionar múltiplas placas que irão unificar o processamento gráfico. Isso melhora ainda mais a performance na execução dos games.

Armazenamento interno
"Quanto mais espaço, melhor". A frase é verdade, mas tem o seu preço.

A instalação de games de última geração requer uma quantidade significativa de espaço — quanto mais games instalados, maior será o espaço em disco consumido — sem contar outros programas e arquivos pessoais.

Embora não seja pré-requisito, a escolha por um disco de armazenamento no modelo SSD (Solid State Drive) tem um ganho de desempenho na execução do sistema operacional e na manipulação de arquivos maiores — embora envolva um custo mais elevado.

Em notebooks, a presença dos SSDs também incorre na redução do consumo da bateria.

Apesar do ganho de desempenho oferecido pelos SSDs, o alto custo pode ser um empecilho. Dependendo da capacidade de armazenamento, um SSD pode custar cerca de quatro vezes mais do que um disco rígido convencional (HD).
Uma alternativa que pode ser levada em conta é a escolha de um SSHD (Solid State Hybrid Disc). Esse tipo de disco combina o desempenho do SSD com a capacidade de armazenamento de baixo custo de um HD convencional.

A maneira ideal de configurar o PC é instalar o sistema operacional na parte correspondente ao SSD, que terá uma capacidade de armazenamento reduzida e deixar os arquivos na partição HD, que será mais robusta. O desempenho é cerca de três vezes maior num SSHD, se comparado a um HD convencional.

Qual o principal uso do computador?
Para escolher o modelo de computador ideal, seja ele notebook ou desktop, é preciso levar em consideração qual será a finalidade principal do equipamento.

Um PC com processador i9, 16 GB de RAM, SSD com capacidade para 1TB, equipado com placa de vídeo de 8GB, certamente irá atender às necessidades mais extremas.

Mas devido ao alto custo dessa configuração, não vale a pena ter um computador tão potente apenas para navegar na internet, por exemplo.

Já o contrário pode representar uma experiência frustrante: tentar executar um game de ponta, num computador com configurações básicas.

Avaliar a geração do processador e os itens indicados acima é fundamental para evitar errar na hora de escolher o computador ideal.
A regra de ouro é pesquisar sobre o modelo de processador, se o conjunto de componentes será suficiente para atender às suas necessidades, e se o valor está dentro das suas condições.

Fonte: G1

ACISAT Empregos

Para ser notificado imediatamente que uma nova vaga de emprego é inserida no sistema da ACISAT, receber mensagem das empresas e da Acisat no CHAT, aviso que seu currículo foi pré-selecionado ou que não foi selecionado e muito mais, basta baixar em seu smartphone o Aplicativo ACISAT, e depois logar o seu currículo no aplicativo.
Copiryght © 2024 Todos os direitos reservados - ACISAT ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL DE SERVIÇOS E AGRONEGÓCIOS DE TAPEJARA. acisat@acisat.org.br
Desenvolvido por  ÍMPAR AGÊNCIA WEB