Saques foram adiantados para liberao de recursos ainda neste ano | Foto: Guilherme Testa / CP Memria
ECONOMIA
29.Novembro
Nascidos em agosto sem conta na Caixa podem sacar FGTS nesta sexta
A Caixa Econmica Federal inicia nesta sexta-feira mais uma etapa de liberao do saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS), que paga at R$ 500 por conta ativa ou inativa. Os trabalhadores nascidos em junho e julho sem conta no banco podero retirar o dinheiro.

O saque comeou em setembro para quem tem poupana ou conta corrente na Caixa, com crdito automtico. Segundo a Caixa, no total os saques do FGTS podem resultar em uma liberao de cerca de R$ 40 bilhes na economia at o fim do ano. Originalmente, o saque imediato iria at maro, mas o banco antecipou o cronograma, e todos os trabalhadores recebero o dinheiro este ano.

Os saques de at R$ 500 podem ser feitos nas casas lotricas e terminais de autoatendimento para quem tem senha do carto cidado. Quem tem carto cidado e senha pode sacar nos correspondentes Caixa Aqui, apresentando documento de identificao, ou em qualquer outro canal de atendimento. No caso dos saques de at R$ 100, a orientao da Caixa procurar casas lotricas, com apresentao de documento de identificao original com foto. Segundo a Caixa, mais de 20 milhes de trabalhadores podem fazer o saque s com o documento de identificao nas lotricas.

Quem no tem senha e carto cidado e vai sacar mais de R$ 100, deve procurar uma agncia da Caixa. Embora no seja obrigatrio, a Caixa orienta, para facilitar o atendimento, que o trabalhador leve tambm a carteira de trabalho para fazer o saque.

Segundo o banco, o documento pode ser necessrio para atualizar dados. As dvidas sobre valores e a data do saque podem ser consultadas no aplicativo do FGTS (disponvel para iOS e Android), pelo site da Caixa ou pelo telefone de atendimento exclusivo 0800-724-2019, disponvel 24 horas. A data limite para saque 31 de maro de 2020. Caso o saque no seja feito at essa data, os valores retornam para a conta do FGTS do trabalhador.

Horrio especial
Para facilitar o atendimento, a Caixa vai abrir 2.302 agncias em todo o pas, em horrio estendido hoje e na segunda-feira. As agncias que abrem s 8h tero o encerramento do atendimento duas horas depois do horrio normal de trmino. As que abrem s 9h tero atendimento uma hora antes e uma hora depois.

Aquelas que abrem s 10h iniciam o atendimento com duas horas de antecedncia. E as que abrem s 11h tambm iniciam o atendimento duas horas antes do horrio normal. A lista das agncias com horrio especial de atendimento pode ser consultada no site da Caixa.

Nesses pontos, o trabalhador poder tirar dvidas, fazer ajustes de cadastro dos trabalhadores e emitir senha do Carto Cidado. A Caixa destaca que o saque imediato no altera o direito de sacar todo o saldo da conta do FGTS, caso o trabalhador seja demitido sem justa causa ou em outras hipteses previstas em lei.

Essa modalidade de saque no significa que houve adeso ao saque aniversrio, que uma nova opo oferecida ao trabalhador, em alternativa ao saque por resciso do contrato de trabalho. Por meio do saque aniversrio, o trabalhador poder retirar parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, de acordo com o ms de aniversrio.