Foto: Marcelo Camargo/Agncia Brasil
FINANAS
29.Novembro
Oito em cada dez brasileiros devem comprar na Black Friday
A cada dez brasileiros, oito pretendem ir s compras nesta edio da Black Friday nesta sexta-feira (29). De acordo com o Instituto Locomotiva, que entrevistou 1.770 pessoas entre os dias 1 e 9 de novembro, a expectativa que 130 milhes de adultos adquiram algum produto, em todo o pas.

O estudo destaca, ainda, dados especficos sobre grupos populacionais. No caso das classes D e E, 86% pretendem aproveitar a ao promocional para comprar. Entre pessoas da classe C, a inteno de compra semelhante (77%). A margem de erro da pesquisa de 2,4 pontos percentuais.

Na opinio das pessoas entrevistadas para a pesquisa, os eletrnicos so os itens que mais valem a pena serem comprados na data. Os descontos aplicados em compras de celulares e eletrodomsticos tambm so aguardados.

O pblico consultado aposta ainda em boas oportunidades para compra de mveis e calados. As roupas e os produtos de beleza so objeto de desejo, principalmente, entre pessoas com renda mais baixa.

O mesmo ocorre com livros e artigos de papelaria e calados. Quando o assunto mobilirio, mais da metade (54%) das pessoas de classes D e E acreditam que vale a pena esperar pela Black Friday para fazer compras, enquanto somente 24% das classes A e B tm a mesma viso. Em relao aos eletroeletrnicos, as porcentagens so, respectivamente, de 59% e 43%.

Honestidade nas vendas
Fechar negcios com preos mais em conta a promessa da data que se consolidou nos Estados Unidos a partir de 1980. No Brasil, a Black Friday foi se popularizando somente a partir de 2010. Conforme destaca o Instituto Locomotiva, no ano passado, foi registrado um recorde de vendas em territrio brasileiro.

O presidente do instituto, Renato Meirelles, afirma que o pice no volume de comercializao deve ser superado este ano. Segundo ele, o consumidor vem aumentando sua vigilncia para identificar "maquiagens de desconto", isto , situaes em que as lojas acabam induzindo os clientes a adquirir os produtos por um preo maior do que o anunciado. rgos de defesa do consumidor, como o Fundao de Proteo e Defesa do Consumidor (Procon) alertam para outras prticas, como a de lojas que definem valor de frete elevado, os cancelamentos injustificados da compra e o acesso a sites fraudulentos.

"A Black Friday entrou de forma tmida, com poucas lojas de varejo atuando. Tivemos um processo, aps o sucesso dos anos anteriores, de algumas empresas no estarem oferecendo realmente os descontos que podiam oferecer. Houve uma forte reao dos consumidores e teremos agora um consumidor muito mais atento, mas com uma expectativa maior", avaliou. Segundo ele, a maioria dos entrevistados da pesquisa est comparando preos dos produtos desejados h mais de um ms.

Para Meirelles, o desafio dos comerciantes ser garantir um bom desempenho agora sem prejudicar as vendas de final do ano. Uma alternativa, recomendou, seriam incentivos para que o cliente volte comprar em dezembro. "O grande desafio que lojistas tero garantir que as vendas da Black Friday no atrapalhem as vendas do Natal. Como so duas datas muito fortes do calendrio varejista, muitas pessoas antecipam compras do Natal durante a Black Friday. O lojista deve atrair e oferecer algo em troca na prxima compra. Desse jeito, a Black Friday passa a ser aliada e no concorrente [do Natal]", disse.

Fonte: Agncia Brasil