54 3344.1293
SISTEMA SPC:
CONSULTA RECEITA:
Agência de Segurança Alimentar da Europa ligou inseticida tiaclopride a danos a abelhas — Foto: Wilson Aiello/EPTV
AGRO
14.Janeiro.2020
Comissão Europeia proíbe pesticida associado a danos em abelhas e ao lençol freático
A Comissão Europeia decidiu nesta segunda-feira (13) não renovar a aprovação concedida a um pesticida associado a danos em abelhas, o que, na prática, proíbe o inseticida da Bayer conhecido como tiacloprido.

Segundo a agência Reuters, a decisão pelo banimento segue-se a uma aprovação pela maioria dos governos da União Europeia em outubro do ano passado e é baseada em uma proposta da Comissão, o poder Executivo do bloco.

"Há preocupações ambientais relacionadas ao uso desse pesticida, principalmente quanto a seu impacto sobre os lençóis freáticos, mas também em relação à saúde humana", disse em comunicado a comissária de Saúde, Stella Kyriakides, apontando possíveis danos à fertilidade.

A Comissão baseou sua avaliação em descobertas da Agência de Segurança Alimentar da Europa, publicadas em janeiro do ano passado.

Elas ressaltavam preocupações com a possibilidade de a substância ativa ser tóxica para seres humanos e sobre sua concentração elevada nos lençóis freáticos, disse um porta-voz da agência via e-mail à Reuters.

O pesticida não apenas mata insetos, como também afeta abelhas, enfraquecendo seus sistemas imunológicos e prejudicando sua reprodução, apontaram os estudos do órgão.

Agricultores não poderão utilizar o inseticida, vendido sob as marcas Calypso e Biscaya, após 30 de abril deste ano, quando a atual aprovação expira.

Autorizado no Brasil
O tiacloprido é permitido no Brasil para culturas como alface, algodão, alho, banana, batata, berinjela, cana-de-açúcar, cebola, citros, couve, crisântemo, feijão, gérbera, mamão, melancia, melão, pepino, pimentão, soja e tomate, de acordo com o site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fonte: G1

ACISAT Empregos

Para ser notificado imediatamente que uma nova vaga de emprego é inserida no sistema da ACISAT, receber mensagem das empresas e da Acisat no CHAT, aviso que seu currículo foi pré-selecionado ou que não foi selecionado e muito mais, basta baixar em seu smartphone o Aplicativo ACISAT, e depois logar o seu currículo no aplicativo.
Copiryght © 2024 Todos os direitos reservados - ACISAT ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL DE SERVIÇOS E AGRONEGÓCIOS DE TAPEJARA. acisat@acisat.org.br
Desenvolvido por  ÍMPAR AGÊNCIA WEB