Governador se comprometeu a apoiar culturas contra as perdas | Foto: Cotrijal / CP Memria
RURAL
16.Janeiro
Principais safras do RS podem ter perdas de 9% e 20% por estiagem
O Rio Grande do Sul tende a perder 20% de sua safra de milho e 9% de sua safra de soja, segundo estimativas encaminhadas nesta tera-feira pela Emater ao governador Eduardo Leite. Os dados devem subsidiar decises que o governo do Estado venha a tomar e pedidos que venha a encaminhar ao governo federal para minimizar efeitos da estiagem. O levantamento tambm se integra lista de sugestes entregue por representantes da Famurs, Fetag e Farsul ao Executivo gacho.

Leite recebeu pessoalmente as reivindicaes das entidades e se comprometeu com a pauta. Tudo o que estiver ao alcance do governo do Estado, podem ter certeza que ns iremos trabalhar para mitigar os efeitos e, naquilo que for competncia do governo federal, contem conosco, declarou Leite, informando que j est fazendo os contatos necessrios com o Ministrio da Agricultura.

O diretor tcnico da Emater, Alencar Paulo Rugeri, salientou que os clculos foram feitos com base na previso de safra da prpria instituio. Em agosto, quando apresentou a estimativa para as culturas de vero, a Emater calculou colheita de 5,9 milhes de toneladas de milho e 19,7 milhes de toneladas de soja. Nenhuma estiagem anterior teve tanta discrepncia, comparou Rugeri, para ressalvar que a anlise da safra atual deve ser muito cautelosa. Isso porque os dados no refletem uma situao homognea. H casos em que, no mesmo municpio, um produtor perdeu tudo e outro nada em decorrncia de fatores como chuvas isoladas ou do estgio de desenvolvimento da planta quando faltou gua.

Rugeri observa que o cenrio no bom, mas tambm admite que no catastrfico. Lembra ainda que a chuva da sexta-feira passada estagnou a progresso das perdas e que h previso de novas precipitaes nos prximos dias, o que pode tornar a avaliao das consequncias da estiagem mais clara.