Categoria "alimentadores de linhas de produo" foi a ocupao que teve o maior aumento no nmero de gerao de novas vagas. Na foto, funcionrias trabalham na linha de produo de fbrica de chocolates em Extrema (MG) Foto: Fbio Tito/G1
ECONOMIA
17.Janeiro
Veja empregos que mais criaram e que mais perderam vagas com carteira assinada em 2019
Empregos relacionados a atividades operacionais, de incio de carreira e com salrios mdios mais baixos foram os que mais abriram novas vagas de trabalho com carteira assinada no pas nos primeiros 11 meses do ano passado. J ocupaes ligadas a cargos de hierarquia intermediria, como supervisores e gerentes, foram as que mais perderam postos de trabalho formais.

Os dados so do ranking das atividades que mais criaram e que mais perderam vagas com carteira assinada de janeiro a novembro 2019, elaborado a pedido do G1 pelo Ministrio da Economia, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A lista considera o saldo de admisses e demisses em um agrupamento de 596 ocupaes, entre janeiro e novembro do ano passado.

No topo do ranking de criao de empregos formais est a categoria "Alimentadores de linhas de produo", com 114.112 novas vagas. A funo rene trabalhadores da produo de bens e servios industriais, que abastecem linhas de produo, alimentam mquinas e organizam a rea de servio.

Na sequncia, esto os "escriturrios em geral, agentes, assistentes e auxiliares administrativos (109.640 vagas) e os "vendedores e demonstradores em lojas ou mercados" (107.579).

Cargos em baixa
Na parte de baixo do ranking, a ocupao que mais perdeu vagas formais no Brasil no ano passado foi a de "supervisores de servios administrativos", com um corte de 23.117 postos com carteira assinada.

Em seguida, esto os cargos de "gerentes administrativos, financeiros e de riscos" (-20.086 vagas) e de "gerentes de operaes comerciais e de reparao" (-16.020 vagas).

Segundo o portal de pesquisa Salrio, o trabalhador no cargo de "abastecedor de linha de produo" ganha atualmente entre R$ 1.247 e R$ 2.065 no pas. J o salrio mdios dos supervisores administrativos variam em mdia entre R$ 2.889 e R$ 4.783.

Pas gerou 948 mil vagas de janeiro a novembro
Do total de 596 ocupaes do ranking, 343 contrataram mais do que demitiram no ano passado. Em 249, as demisses superaram as admisses, e em 4 houve empate.

No acumulado de janeiro a novembro, o pas gerou 948.344 novos empregos formais maior resultado para o perodo desde 2013, segundo dos dados do Caged.

O pas encerrou novembro com um estoque de 39,36 milhes de empregos formais, ante 38,75 milhes 1 ano antes, mas ainda longe do patamar de 41,3 milhes alcanado em outubro de 2014, antes do inicio da crise que levou o pas a dois anos de recesso e provocou a eliminao de mais de 3 milhes de postos de trabalho.

A gerao de empregos com carteira assinada em 2019 foi puxada, sobretudo, pelo setor de servios, que responderam por cerca de metade das novas vagas abertas no pas. Na sequncia, aparecem praticamente empatados a indstria de transformao e o comrcio.

Aps a informalidade bater recorde em 2019, a expectativa de uma melhora no mercado de trabalho formal em 2020.

A consultoria Tendncias projeta uma criao de empregos formais na ordem 1 milho para 2020, em meio a um esperado avano maior do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2020.

Para 2020, os analistas das instituies financeiras projetam uma alta de 2,30% do PIB, segundo a ltima pesquisa Focus do Banco Central.

Recuperao lenta e mudanas no mercado de trabalho
Para Carlos Honorato, consultor econmico e professor da FIA e Saint Paul, num cenrio de recuperao ainda lenta da economia natural que as atividades mais operacionais e com salrios mdios menores sejam as primeiras do ranking de gerao de empregos.

"A recuperao acontece a partir de posies com menor remunerao profissional, de cargos operacionais e mais 'baratos'", avalia o economista.

J a reduo do nmero de profissionais em cargos de superviso e gerncia, segundo Honorato, reflexo de uma mudana na estrutura das empresas e tambm de um enxugamento dos nveis hierrquicos.

"Em algumas situaes, no necessrio ter um supervisor, um coordenador e um gerente. O segundo ponto que com automatizao e gesto de indicadores, o que era feito por pessoas, passa a ser feito por sistemas e com isso o nmero de gestores diminui", explica.
Segundo o economista Srgio Vale, da MB Associados, as mudanas tecnolgicas tm ceifado cargos administrativos intermedirios, e essa tendncia deve continuar nos prximos anos, mesmo com a perspectiva de melhora do ritmo de recuperao da economia.

" uma mudana mais estrutural do que conjuntural. Os empregos que mais aumentaram foram mesmo os de menor nvel educacional, mas tambm com enorme risco de perderem espao para a evoluo tecnolgica. Trabalhos manuais, como carga e descarga, embalagens e almoxarifado, tendem a diminurem bastante nos prximos anos. Acabam ainda aumentando porque a evoluo tecnolgica no Brasil tambm tem muito a avanar e, com uma recuperao incipiente como a nossa, empregos de salrios mais baixos tendem a recuperar antes dos outros", afirma.