Estações em Londres estão praticamente vazias | Foto: Daniel Leal-Olivas / AFP / CP
MUNDO
20.Março.2020
Reino Unido convoca médicos aposentados e com licença vencida para combater Covid-19
Mais de 65 mil ex-enfermeiros e médicos do Reino Unido serão informados nesta sexta-feira de que o Sistema Nacional de Saúde (NHS, em inglês) "precisa de você”, à medida que uma nova campanha de recrutamento é iniciada para apoiar a luta contra a Covid-19. A atual equipe de funcionários pediram aos colegas que deixaram o serviço nos últimos anos que se registrem novamente e ajudem o serviço de saúde a enfrentar a "maior ameaça global à saúde" em um século: os órgãos estão escrevendo para aqueles que abandonaram sua profissão nos últimos três anos com habilidades e experiência atualizadas, pedindo-lhes que retornem.

As pessoas vulneráveis ??ao coronavírus não deverão voltar a participar. Os planos fazem parte do trabalho realizado até o momento para preparar o NHS para fornecer atendimento especializado aos prováveis ??efeitos à saúde da pandemia. No último ano, estudantes de medicina e estudantes de enfermagem também têm a oportunidade de assumir funções temporárias e totalmente remuneradas para aumentar ainda mais a linha de frente do NHS.

Os que abandonaram recentemente, incluindo os aposentados, serão pesquisados ??sobre que tipo de papel eles poderiam desempenhar, por telefone no NHS 111 ou pessoalmente, e quanto tempo eles podem dedicar a lidar com o impacto da pandemia. Os funcionários poderão "ativar" um registro para preencher uma série de papéis clínicos e não clínicos com base em suas habilidades e tempo longe da prática.

Aqueles que ingressarem no "exército do NHS" receberão uma indução completa e treinamento on-line. Ruth May, diretora de enfermagem da Inglaterra, disse: “À medida que o serviço de saúde se prepara para lidar com a maior ameaça global à saúde em sua história, minha mensagem para ex-colegas é 'Seu NHS precisa de você'. Nossas maravilhosas enfermeiras de todos os cantos do país estão se preparando para mudar a maneira como trabalhamos, para que possamos prestar o atendimento certo ao crescente número de pessoas que precisarão. Mas como não podemos fazer isso sozinhos", disse.

O Conselho de Enfermagem e Obstetrícia está escrevendo para mais de 50 mil enfermeiros cujo registro expirou nos últimos três anos. O Conselho Médico Geral escreverá para outros 15,5 mil médicos que deixaram o registro desde 2017. O professor Stephen Powis, diretor médico nacional do NHS, disse: “Nossa equipe esforçada está trabalhando dia e noite para se preparar para o pico da pandemia, e hoje estamos convidando ex-funcionários a voltar e nos ajudar. “É justo que usemos todos os meios à nossa disposição para reforçar a linha de frente diante desse desafio sem precedentes", pontuou.

Fonte: Correio do Povo