Foto: Internet
29.Março.2020
Retorno às atividades nas Empresas, frente a epidemia do Coronavírus
Prezado Associado,
Estamos vivendo tempos difíceis, em meio a 3 Guerras (EPIDÊMICA, ECONÔMICA E POLÍTICA). O setor público depende da receita gerada pelo setor privado (empresas), principalmente a saúde pública. Desta forma, sem dinheiro não tem saúde, e sem saúde não tem dinheiro, as condições e a capacidade de atendimento dos hospitais diminuem e os problemas se agravam. Além disso, muitas pessoas dependem de seus empregos para sustentar suas famílias, comprar medicamentos, e ter dignidade. Temos que manter o equilíbrio, entre SAÚDE e ECONOMIA. Pois por mais que algumas pessoas não entendam, SAÚDE e ECONOMIA não podem andar separadas.
A ACISAT apoiou a quarentena, más é hora de retomar, observando todos os critérios impostos pelo setor público, de maneira rigorosa séria e responsável. Somos sensíveis e sabemos que logo ali na frente poderá haver novas intervenções, só que neste momento, muitas empresas estão precisando respirar para não fechar suas portas.
Sendo assim, comunicamos que nesta segunda-feira, 30, retornaremos às atividades em nossas empresas. E para que possamos continuar evitando a pandemia do Coranavírus, algumas medidas básicas deverão ser tomadas:
1- Funcionários doentes devem ficar em casa.
2- Adotar horários alternativos para a entrada dos funcionários e faça escalas de forma que não estejam todos ao mesmo tempo no local.
3- Incentivar a realização de reuniões virtuais, cancele viagens não essenciais e, se possível, permita o trabalho remoto (home office).
4- Ampliar a frequência de limpeza de pisos, corrimões, maçanetas e banheiros com álcool 70% ou solução de água sanitária.
5- Disponibilizar locais para lavar as mãos com frequência, álcool em gel 70% e toalhas de papel descartáveis (na falta utilize água e sabão).
6- Manter os ambientes ventilados.
7- Lavar as mãos com frequência, usando água e sabonete líquido, principalmente depois de tossir ou espirrar, ir ao banheiro e antes das refeições.
8- Promover o cumprimento verbal entre as pessoas, substituindo o aperto de mão, abraços e contato rosto a rosto.
9- Disponibilizar álcool gel 70% na entrada das salas e orientar os funcionários para a sua utilização.
10- Reorientar a equipe de apoio para intensificação da limpeza dos diferentes materiais utilizados e de uso comum no dia a dia.
11- Evitar o uso de ar condicionado, manter sempre ambiente arejado.
12- Não compartilhar copos, canudos, toalhas, talheres, alimentos, maquiagem, protetores labiais, canetas, celulares, etc.
Também criamos um plano de ação, onde:
• Será criada uma campanha para aquisição de respiradores.
• Firmamos parceria com SEBRAE/RS, que prestará atendimento de assessoria gratuita para as empresas, através do telefone (54) 99657-2305, com Niege.
• A mensalidade relativa ao mês de março do corrente ano, com vencimento em abril, será parcelada em 4 vezes nos meses subsequentes.
• Encaminhamos um ofício ao Poder Público Municipal, solicitando a flexibilização e prorrogação de pagamento de tributos, taxas, contribuições de competência municipal, e prorrogação de alvarás.
Por fim, agradecemos a todos que entenderam e que contribuíram com o Decreto Municipal.

Atenciosamente,

Cristiano da Silva