54 3344.1293
SISTEMA SPC:
CONSULTA RECEITA:
Cristiano da Silva - Presidente da ACISAT
INFORMATIVO ACISAT: Ed 01/2020
10.Abril.2020
MEDIDAS TOMADAS FRENTE À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
Palavra do Presidente

Nós da ACISAT, entendemos que o momento é delicado, que o problema do COVID-19 impacta profundamente a vida das pessoas e empresas. Precisamos de muita seriedade e efetividade no confronto com os desafios que se apresentam diante da pandemia, observando e tomando todos os cuidados orientados pela Vigilância Sanitária e Secretaria da Saúde, além de isolarmos os grupos de riscos, de modo que cada um faça a sua parte.

Estamos em meio a três grandes guerras, uma EPIDÊMICA, a ECONÔMICA e a POLÍTICA. No entanto, temos a convicção que o equilíbrio é a chave para superarmos, juntos, esta crise. A saúde e a economia andam juntas, não existe saúde sem recursos e não existe economia sem saúde.

Nossa cidade é conhecida como “a Terra do Empreendedorismo”, nossos empreendedores e colaboradores batalham, diariamente, para garantir a sustentabilidades das empresas e suas famílias. Muitos empresários, pessoas comuns, que um dia tiveram um sonho em ter seu próprio negócio, investiram tudo o que juntaram em suas vidas para poder realizar este sonho.

Estatisticamente, no Brasil, a maioria das empresas leva, em média, 5 anos para começar a produzir resultados, ou seja, durante este período o empreendedor teve que “comer o pão que o diabo amassou”, para manter seu negócio, honrar seus compromissos e garantir os empregos. Ainda assim, acreditamos que incentivar o empreendedorismo é uma das melhores saídas para essa crise.

Muitos empreendedores, neste momento, veem seus negócios em risco, muitas perdas podem acontecer. A dedicação de uma vida ao trabalho sofre, neste momento, uma dura realidade, impondo ao empresário decisões difíceis como a de que demitir pessoas que são mais que colaboradores, já fazem parte da família, dentre tantas outras atribuições de ajustes necessários para seguir com sua atividade da melhor forma possível. Os empreendedores passam por duros momentos, colocando em risco seus sonhos, em muitos casos suas economias de toda uma vida, sem direito a férias, 13º salário, seguro-desemprego, além de todo o desgaste emocional que afeta de maneira importante sua família.

Por outro lado, nossos governantes, em muitos casos, estão brincando com o povo, criando um clima de caos e desorientação com informações desencontradas e sem um planejamento alinhado entre os poderes. Não existe uma linha clara de trabalho! Neste sentido temos acompanhado todas as determinações e empenhado esforços na articulação política e institucional de modo a defender legalmente nossos direitos.

Nossa entidade entende, também, que não é hora de medir forças, devemos estar unidos, precisamos refletir sobre tudo o que está acontecendo e tirar dessa crise o melhor aprendizado, rever nossos valores. Temos que ter discernimento nessa hora!

A ACISAT, dessa maneira, quer ajudar o empresário no que for possível, para que, quando pudermos voltar a operar, possamos nos erguer juntos. Devemos aproveitar este momento de baixo fluxo para reavaliarmos nossas estratégias, nossas despesas, em especial as fixas, liquidando estoques para fazer caixa, reorganizar nossas áreas comerciais e de vendas para os desafios impostos nesse novo cenário, estar atentos as medidas econômicas do governo, buscando ao máximo preservar os empregos, pois entendemos que serão as pessoas que farão a diferença na retomada.

A ACISAT ressalta também, que devemos estar sempre alertas em relação ao Covid-19, e orientamos a todos os associados que tomem todas as medidas necessárias para o combate do mesmo, pois temos pela frente o inverno, período que pode ser mais crítico e que vai exigir ainda mais atenção em torno da segurança e saúde de clientes e colaboradores.
Nosso empresariado é diferenciado! Quando da realização de campanhas sociais ou beneficentes para auxiliar entidades como APAE, BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS, APATA, HOSPITAL, SEGURANÇA PÚBLICA, etc... temos total apoio dos empresários. Nesse sentido continuamos os esforços, agora de apoio ao nosso Hospital Santo Antônio, para auxiliar no combate da COVID-19.
Como o Ministro da Saúde disse “desligue a televisão”. Olhemos mais para dentro de nossas casas e empresas, vamos encontrar nesses ambientes motivos para tomar as decisões que precisam ser tomadas, para erguer a cabeça e seguir em frente, preservando a saúde de clientes e colaboradores, olhando para o futuro com energia e otimismo.
Tudo isso vai passar, e mesmo com cicatrizes, daremos a volta por cima e mostraremos a todos a diferença de uma sociedade unida.
Cristiano da Silva
Presidente da Acisat

Plano de Ação

Capacitações gratuitas oferecidas pela parceria ACISAT/SEBRAE
Estamos disponibilizando, através do SEBRAE/RS, atendimento de assessoria gratuita e remota para os associados e suas equipes com diversos conteúdos relacionados ao momento de enfrentamento da crise e seus efeitos nos negócios, relações trabalhistas, área financeira e comercial. Para mais informações, acesse o site sebraers.com.br/coronavirus, ou entre em contato pelo fone (54) 99657-2305, ou pelo e-mail niegec@sebraers.com.br, com Niege.
Criação de plataforma de e-commerce para associados venderem online
Com o objeto de criar mais uma ferramenta para fortalecer o comércio local neste período de crise, em parceria com empresas de tecnologia e agências especializadas em design, estamos planejando a oferta de uma plataforma de E-commerce que permita aos associados ampliar, através da internet, a venda de seus produtos e serviços, fomentando a divulgação e ampliando o campo de atuação das empresas tapejarenses.

Atuação da Acisat junto aos Governos estadual e municipal
Participamos ativamente das reuniões e ações que debatem os impactos na saúde e, principalmente, na economia do nosso Município e Estado. Como forma de repúdio às decisões do Estado, em relação a algumas medidas contra o Coronavírus, no dia 08 de abril de 2020, encaminhamos ao Governador do Rio Grande do Sul, aos Deputados Estaduais, e aos Senadores e Deputados Federais da Bancada Gaúcha, uma forte manifestação de nossa profunda contrariedade ao ato do Executivo Estadual, que editou vários decretos considerados confusos e, em alguns pontos, até irresponsáveis, que estão travando e prejudicando a economia local. Tal manifestação faz parte de articulação também liderada pela Federasul e outras entidades empresariais no Estado que, embasadas em dados econômicos, defendem que a autonomia de decisões de fechamento devem ser dadas aos municípios, que conhecem como mais profundidade suas realidades.
No âmbito municipal, procuramos a aproximação com o Poder Público, buscando contribuir na tomada de decisões, de modo a obter o equilíbrio de menores impactos possíveis, tanto para saúde, quanto para a economia. No dia 20 de março de 2020, enviamos ao Prefeito Municipal de Tapejara, Vilmar Merotto, solicitação formal de prorrogação nos prazos dos pagamentos e parcelamentos de impostos, taxas e outros tributos de competência do Município, durante os meses de contenção, para assim minimizar os riscos e as perdas dos efeitos negativos neste período de calamidade.

Parcelamento da Mensalidade
A mensalidade relativa ao mês de março do corrente ano, foi parcelada em 4 vezes, sem juros, nos meses subsequentes.

Criação da Campanha Social “RespirAção” para compra de respiradores
Em parceria com o Sindilojas Região Nordeste, estamos realizando a Campanha RespirAção, com o objetivo de arrecadar 300 mil reais, que serão destinados a compra de três respiradores para o Hospital Santo Antônio. Sua doação pode salvar vidas! Contribua com qualquer valor nas contas exclusivas da campanha, que estão em nome da Acisat:
Sicredi
Ag.: 0268 | C.C.: 19651-7

Caixa Econômica Federal
Ag.: 2093 | Operação: 003 | C.C.: 2200-1

Banrisul
Ag.: 0427 | C.C.: 060817240-3

CNPJ Acisat: 87.615.191/0001-84
Acisat Assoc. Coml. Ind. de Serv. e Agrop. de Tapejara

Mandado de segurança em benefício dos associados da ACISAT
Representando os Associados, a área jurídica prepara um pedido de mandado de segurança, requerendo a isenção de impostos, taxas e tributos nas esferas municipal, estatual e federal, por um período indeterminado, tal medida, se apreciada pela justiça, pode representar um alívio de caixa para as empresas, de modo a facilitar à adimplência das despesas fixas e evitar a falência e o desemprego em massa.


Aproximação com autoridades locais
Visando a melhor compreensão das medidas adotadas pelo governo para o combate da pandemia do Coronavírus, buscamos uma aproximação com o Ministério Público, para que haja uma melhor interpretação, dos decretos e das leis, e, também, da criação de alternativas, para que possamos manter os negócios e os empregos funcionando da melhor forma possível, preservando a saúde das pessoas e a atividade empresarial. Outra preocupação pertinente para o momento, que levamos ao Ministério Público, se refere a liberação de apenados que estão cumprindo pena nos estabelecimentos prisionais, visto que é público, através dos meios de comunicação, que em determinadas comarcas estão liberando os apenados em regime de prisão domiciliar, e o nosso entendimento é que isso é prejudicial à segurança pública e causa temor aos cidadão de bem. O Promotor de Justiça, do Ministério Público, nos informou que já se antecipou e requereu ao Juízo da Comarca de Tapejara para que não sejam concedidas medidas nesse sentido, ou seja, que os apenados permaneçam nos estabelecimentos prisionais cumprindo suas penas, inclusive, o Dr. Márcio Schenatto embasou seu pedido com dados técnicos que comprovam que a melhor medida nestes casos é a permanência dos apenados reclusos, de modo que a sociedade tenha sua segurança garantida e não seja prejudicada ainda mais.

Linhas de crédito para associados
Com a pretensão ajudar na reestruturação das empresas afetadas pela crise, firmamos vários convênios e negociações com entidades financeiras, para que disponibilizem linhas de crédito com taxas especiais para os nossos associados.

...

ACISAT Empregos

Para ser notificado imediatamente que uma nova vaga de emprego é inserida no sistema da ACISAT, receber mensagem das empresas e da Acisat no CHAT, aviso que seu currículo foi pré-selecionado ou que não foi selecionado e muito mais, basta baixar em seu smartphone o Aplicativo ACISAT, e depois logar o seu currículo no aplicativo.
Copiryght © 2024 Todos os direitos reservados - ACISAT ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL DE SERVIÇOS E AGRONEGÓCIOS DE TAPEJARA. acisat@acisat.org.br
Desenvolvido por  ÍMPAR AGÊNCIA WEB