Mercado interno consome 1,3 mil ovos por segundo no Brasil | Foto: MAURO SCHAEFER / CP MEMRIA
RURAL
13.Outubro
Consumo de ovo cresce quase 70% em dez anos
A segunda sexta-feira de outubro o dia mundial do ovo, data instituda pela Organizao Mundial da Industria e Produo de Ovos (International Egg Comission/IEC). E, conforme projees da Associao Brasileira de Protena Animal (ABPA) para esta data, o consumo desse alimento rico em protena deve aumentar neste ano para 250 unidades por habitante, nmero 8,5% maior que 2019. Esse valor tambm representa um crescimento de 69% desde 2010, quando a mdia era de 148 ovos por habitante ao ano. Alm disso, o mercado interno deve absorver 99% das 53 bilhes de unidades que devero ser produzidas em 2020 (quase 1,3 mil ovos por segundo).

O presidente da ABPA e do Instituto Ovos Brasil (IOB), Ricardo Santin, afirma que, embora a demanda interna esteja aquecida, o setor se depara com os altos custos de produo. o quadro que enfrentamos hoje com o milho e a soja, que vivem altas histricas, pontua.

No Rio Grande do Sul, o cenrio similar. O presidente-executivo da Associao Gacha de Avicultura (Asgav), que promove o alimento h 13 anos com o Programa Ovos RS, Eduardo Santos, concorda que o segmento passa por um momento delicado e o motivo a estiagem. Essa adversidade climtica quebrou a safra de milho e soja, base da alimentao dos animais, e, aliada pandemia e exportao expressiva, elevou os custos de produo de um nicho que j tem uma margem de lucro apertada. Para se ter uma ideia, em um ano, o lucro aumentou 24% para se repor custos e manter preos atraentes para consumo, o que acaba exigindo muito das granjas.

Santos projeta que at o final do ano o Estado deve conquistar uma certificao para sistemas alternativos, com aves criadas soltas, coloniais, caipiras e codornas, para ampliar as oportunidades de entrada no mercado internacional. Devemos ter uma desacelerao no preo dos gros no primeiro semestre de 2021, mas tambm no voltaremos ao patamar de 2019, o que quer dizer que o setor vai ter que aprender a conviver com esse custo elevado, acrescenta.

A diversificao para ovos processados, lquido e em p est em expanso no Estado, que deve receber at o final do ano a Master Eggs, em Feliz. Esta ser a segunda empresa na regio que ir produzir ovos lquidos, alm de pasteurizados e, a longo prazo, em p.

O Rio Grande do Sul o quinto maior produtor de ovos do Brasil e ocupa a liderana na exportao. O Estado produz 3,5 bilhes de ovos por ano para atender o mercado. O plantel gacho tem em torno de 12 milhes de aves poedeiras.