54 3344.1293
SISTEMA SPC:
CONSULTA RECEITA:
Safra terá produtividade heterogênea | Foto: divulgação / cp
RURAL
22.Outubro.2020
Comunicadas perdas em 3,7 mil lavouras de trigo
O número de pedidos de perícia nas lavouras de trigo no Estado deu um salto nas últimas semanas. De acordo com a Emater, 3,7 mil solicitações de Proagro Mais foram protocoladas 1º de junho até ontem. Na metade de setembro, havia 556 solicitações. Segundo o responsável pela área de Crédito Rural dentro da Gerência Técnica da Emater, Célio Colle, as perdas foram causadas pelas geadas de agosto, que atingiram as lavouras em período de floração em regiões como Ijuí e Santa Rosa, onde o trigo é plantado mais cedo.
Somente na Regional da Emater de Ijuí, os pedidos de Proagro chegaram a 1,3 mil na semana passada. O gerente daquele escritório, Carlos Turra, diz que os eventos climáticos provocaram grande variação de produtividade nos 44 municípios atendidos pela repartição. Em algumas áreas foi possível colher apenas 5 sacos por hectare, enquanto que em outras foram produzidos 75 sacos por hectare. Turra comenta que a preocupação agora é o período de estiagem na reta final do ciclo.

Segundo Colle, a Emater também está monitorando a falta de chuvas em regiões onde o trigo é plantado mais tardiamente, como Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul e Frederico Westphalen. Mas ele salienta que ainda não há informações de que a estiagem tem prejudicado a cultura de inverno nestes pontos do Estado.
O Proagro Mais, seguro que atende agricultores familiares, cobre o valor do financiamento de custeio e ainda inclui uma garantia de renda mínima. Colle explica que ele é obrigatório quando o produtor contrata crédito rural nas instituições financeiras. Em caso de problemas climáticos, os comunicados devem ser feitos aos bancos que, por sua vez, acionam os peritos. No Rio Grande do Sul, a Emater e outras instituições são responsáveis pelas vistorias. O laudo final é feito durante a colheita da safra, quando se levanta o rendimento obtido pelo produtor. Estas informações são repassadas ao banco, que avalia se cabe ressarcimento.

Fonte: Correio do Povo

ACISAT Empregos

Para ser notificado imediatamente que uma nova vaga de emprego é inserida no sistema da ACISAT, receber mensagem das empresas e da Acisat no CHAT, aviso que seu currículo foi pré-selecionado ou que não foi selecionado e muito mais, basta baixar em seu smartphone o Aplicativo ACISAT, e depois logar o seu currículo no aplicativo.
Copiryght © 2024 Todos os direitos reservados - ACISAT ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL DE SERVIÇOS E AGRONEGÓCIOS DE TAPEJARA. acisat@acisat.org.br
Desenvolvido por  ÍMPAR AGÊNCIA WEB