54 3344.1293
SISTEMA SPC:
CONSULTA RECEITA:
Lançamento de foguete pela Nasa | Foto: Bill Ingalls / NASA / AFP / CP
GERAL
02.Dezembro.2021
Dezembro terá chuva de meteoros, eclipse solar e lançamento da Nasa
O último mês do ano chegou — e, com ele, uma série de eventos astronômicos que marcarão os 31 dias restantes de 2021. Desde o único eclipse solar total do ano até o lançamento do telescópio James Webb, o R7 separou o que não pode ficar de fora da agenda dos amantes do espaço. Confira:

Já no próximo sábado (4), ocorrerá o único eclipse solar total do ano. Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, o fenômeno será visto em sua totalidade apenas na Antártica, mas pessoas de alguns lugares do Hemisfério Sul também poderão observá-lo. Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra e faz uma sombra sobre o nosso planeta, bloqueando total ou parcialmente a luz solar em algumas áreas do planeta

Nos dias 13 e 14, será o pico da chuva de meteoros Geminídeas, considerada pela Nasa uma das melhores e mais marcantes do ano — nas condições ideais, será possível visualizar até 120 meteoros por hora. Brasileiros poderão observar o fenômeno, embora ele seja mais visível do Hemisfério Norte. Acredita-se que a Geminídeas seja originária dos fragmentos do asteroide 3200 Faetonte, que passou "raspando" pela Terra em novembro de 2017.
Cerca de uma semana depois do pico da Geminídeas, no dia 21, ocorre, o solstício de verão, no hemisfério sul, que marca o início da estação mais quente do ano por aqui, já no hemisfério norte ocorre o solstício de inverno.

E, por fim, em 22 de dezembro, a Nasa lançará o tão esperado lançamento do telescópio espacial James Webb, equipamento que abrirá "uma janela para o universo primitivo", segundo a agência espacial. Cientistas acreditam que será possível descobrir o período em que as primeiras estrelas e galáxias se formaram e muito mais. A decolagem ocorrerá a partir do Centro Espacial da Guiana, em Kourou, na Guiana Francesa, às 9h20 (horário local), a bordo do foguete europeu Ariane 5, da Arianespace.
Fonte: Correio do Povo.

ACISAT Empregos

Para ser notificado imediatamente que uma nova vaga de emprego é inserida no sistema da ACISAT, receber mensagem das empresas e da Acisat no CHAT, aviso que seu currículo foi pré-selecionado ou que não foi selecionado e muito mais, basta baixar em seu smartphone o Aplicativo ACISAT, e depois logar o seu currículo no aplicativo.
Copiryght © 2024 Todos os direitos reservados - ACISAT ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL DE SERVIÇOS E AGRONEGÓCIOS DE TAPEJARA. acisat@acisat.org.br
Desenvolvido por  ÍMPAR AGÊNCIA WEB