| Foto: Marcelo Casal Jr / ABr / Divulgação CP
21.Agosto.2019
Dólar tem leve baixa em mês de nove pregões com alta e fecha em R$ 4,05
O dólar voltou a fechar em queda nesta terça-feira, após subir em nove dos 14 pregões deste mês, acumulando valorização de 6,05% em agosto. O real acompanhou o enfraquecimento do dólar no mercado internacional, tanto perante divisas fortes, como em relação a emergentes, como o México, Colômbia e África do Sul. Medidas de estímulos de governos ao redor do mundo e a perspectiva de adoção de cortes de tributos pelos Estados Unidos ajudaram a acalmar os ânimos dos investidores, que aguardam o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) no simpósio de Jackson Hole, na sexta-feira. O dólar à vista fechou em queda de 0,37%, a R$ 4,0510.

Além do simpósio, a semana ainda terá eventos com poder de impacto no mercado de moedas. Nesta quarta-feira sai a ata da última reunião de política monetária do Fed, às 15h. Os analistas do Bank of America Merrill Lynch acreditam que o documento soará "hawkish" (menos defensor de juros baixos), pois a reunião do Fed precedeu a piora dos mercados mundiais pela escalada da tensão comercial entre Estados Unidos e China. No Brasil, o Banco Central começa sua nova estratégia de intervenção no câmbio, oferecendo dólares das reservas internacionais em conjunto com venda de swap reverso (compra de dólares no mercado futuro) e swap tradicional (venda de dólares no mercado futuro).

Para o operador da Advanced Corretora Alessandro Faganello a ação do BC deve ter efeito no dólar nesta quarta, mas o impacto pode ser limitado pela oferta do swap reverso. Para ele, o BC deveria ter anunciado sua estratégia de intervenção e iniciado as vendas no dia seguinte e não uma semana depois. Faganello ressalta que está saindo muito capital estrangeiro do país e a ação do BC é justificada, pois o mercado fica pressionado, mas o BC dá liquidez no mercado à vista e reduz no mercado futuro.

Ao mesmo tempo, o operador da Advanced observa que, com os problemas na Argentina não dando sinais de melhora e as dúvidas sobre os rumos da política monetária nos Estados Unidos, aumentou consideravelmente a incerteza e o mercado precisa de sinalização mais clara. Por isso, é crescente a expectativa com Jackson Hole. Se Powell sinalizar cortes mais intensos de juros, o mercado pode ter algum alívio, ressalta ele.

A agenda oficial de Jackson Hole será divulgada na noite de quinta-feira (22). O evento deve reunir os principais banqueiros centrais não só dos EUA, mas do mundo. Powell discursa na sexta-feira às 11 horas (de Brasília). Com os crescentes riscos de piora da atividade econômica mundial, os estrategistas do banco inglês Barclays esperam agora corte mais intenso de juros nos EUA, de 0,75 ponto porcentual até o final do ano.

O Morgan Stanley acredita que Powell vai reconhecer a piora dos riscos para a economia mundial em seu discurso, mas não deve se comprometer com a magnitude do corte de juros. "É prematuro esperar um sinal sobre o tamanho do corte do Fed em setembro", escrevem em relatório na tarde desta terça-feira.

Depois de ter enfrentado períodos de volatilidade pela manhã desta terça-feira, o Índice Bovespa passou a oscilar em torno da estabilidade no período da tarde e assim ficou até os últimos minutos do pregão desta terça-feira. Acabou por encerrar a sessão aos 99.222,25 pontos, em baixa de 0,25%. Os negócios somaram R$ 15,4 bilhões.
Sem notícias domésticas que pudessem tracionar as ações, o mercado internacional, com suas diversas incertezas, manteve-se como principal referência para os negócios por aqui. Com as bolsas europeias e americanas em queda, não houve fôlego para o Ibovespa sustentar um avanço além dos 99 mil pontos. Na máxima do dia, o índice marcou 99.664,75 pontos, com alta de 0,20%. Na mínima, foi até os 98.002,03 pontos, com queda de 1,47%.

"O mercado brasileiro está à espera de novidades no Brasil ou no exterior e, nesse compasso de espera, por enquanto os 100 mil pontos deixaram de ser suporte e são resistência", disse Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença Corretora. Segundo ele, a falta de um "driver" de maior relevância tem restringido os negócios na B3 a operações de curtíssimo prazo, à exceção de alguns momentos em que o noticiário corporativo leva algumas ações ou setores a se destacar.
Na expectativa pela ata da reunião de política monetária do Federal Reserve, nesta quarta, e do início do simpósio de Jackson Hole, na quinta-feira, as notícias que pesam ainda estão relacionadas à guerra comercial entre Estados Unidos e China e aos indicadores econômicos na Europa. Por lá, o destaque foi o anúncio do primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, do fim da coalizão governista entre a Liga e o Movimento 5 Estrelas e de sua renúncia ao cargo.

Enquanto isso, os investidores estrangeiros continuam a retirar recursos do Brasil. Na última sexta-feira, 16, foram retirados R$ 871,5 milhões da B3, no 17º pregão consecutivo de saídas. Com isso, o saldo dos investimentos externos na Bolsa brasileira já é negativo em R$ 9,595 bilhões em agosto. Em 2019, o saldo acumulado de capital estrangeiro na Bolsa está negativo em R$ 20,029 bilhões.

Com o resultado desta terça, o Ibovespa passa a registrar queda de 2,54% em agosto, mas ganho de 12,90% no ano. Na análise por índices setoriais, a maior queda ficou com o índice de energia elétrica (IEEX), que recuou 0,99%. Já os índices de materiais básicos (IMAT) e de consumo (ICON) recuaram 0,09% e 0,10%, respectivamente. O índice financeiro (IFIN), que congrega algumas das ações de maior peso no Ibovespa, perdeu 0,28%.