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BEM ESTAR
21.Março
O impacto emocional do COVID-19
Est sendo visto e vivido nitidamente o impacto emocional que a pandemia de COVID- 19 est trazendo para todas as pessoas. Todos estamos suscetveis a ela e as reaes podem ser diferentes em cada indivduo. Tem os que se apavoram, os que negam, os que apresentam ansiedade elevada, medos, crise de pnico e os que esto indiferentes at. Sem dvida podemos considerar mpar o momento que estamos vivendo e, independente das diferenas de reaes, compartilhamos uma mesma questo: Como ter uma tranquilidade psicolgica nesse momento?
Lidar com uma situao to inslita e que muda a cada momento, guardando ainda o equilbrio e cuidando da sade mental no tarefa fcil, porm possvel. Os movimentos que as pessoas fazem para que a sua vida recupere uma organizao, alguma coisa mais previsvel, so fundamentais para que o equilbrio emocional ocorra. Vale pensar que toda crise gera desequilbrio, nos tira do lugar, porm se bem vivida traz crescimento e nos fortalece para as prximas que viro. Ento, importante cuidar para no criarmos outras crises. J est difcil aceitar que se vai ficar em casa, que mudou o cotidiano, que no se pode decidir muitas coisas da nossa prpria vida, mas, podemos sim achar um equilbrio dentro desse desequilbrio. E isso possvel porque o ser humano tem inmeros recursos internos para enfrentar e superar adversidades. Sua capacidade de resilincia pode ser desenvolvida dia a dia e isso se d quando aceito e me adapto mudana do meu cotidiano. Ativo a criatividade quando saio da queixa e crio novas formas de fazer o que fazia, quando deixo de olhar s para a minha necessidade desenvolvo a generosidade e a compaixo, quando me permito escutar o outro desenvolvo minha empatia, quando consigo viver o dia a dia e o agora sinto o ser feliz e desenvolvo tambm minha pacincia. Estes so alguns dos recursos que o ser humano tem dentro de si, basta ativ-los e querer us-los.
E, relembramos algumas dicas de grande valia para enfrentarmos melhor esse desafio:
A situao fato, real, e diante do fato no resolve revidar. A sbia deciso buscar adaptao diante da realidade;
Em casa, crie sua rotina de trabalho, vista-se como se fosse sair para trabalhar pois isso facilita criar um cotidiano que vai lhe dar segurana;
Filtre as informaes recebidas que muitas acabam aumentando a angstia e prejudicando a busca e manuteno do equilbrio;
Fazer atividades as quais no se tinha tempo como arrumar os armrios, colocar em dia leituras, trabalhos, filmes, receitas de culinria, ouvir msica e danar, cursos on-line, rever fotos antigas, aprender jogos de baralho, aprender a relaxar e meditar e, aquela boa conversa com as pessoas que convivem conosco no nosso lar;
A chave : vamos fazer um cotidiano, vamos fazer coisas repetidas e conhecidas que nos tragam algum controle do nosso dia a dia. Precisamos perceber e sentir que temos domnio sobre muitas coisas nesse momento. Estamos em casa e impedidos de usar na totalidade um dos bens mais preciosos que o ser humano tem que a liberdade. Ento, vamos ter que criar um jeito de poder ficar bem e no criar novas crises, pois elas abalam a possibilidade de ter controle sobre o que nos cabe nesta situao. Temos que dar nfase ao lado positivo.

E qual o lado positivo diante dessa pandemia? Enfrentar o medo um sentimento natural do ser humano e normal diante da situao No podemos deix-lo vencer e trazer crises de ansiedade, de pnico e at quadros depressivos. Agora a hora do ser humano usar de todos os seus recursos internos para se proteger de outros vrus que esto sempre presentes em nosso meio: que o excesso de medo, a falta de atitude, a queixa excessiva, a competio desleal, a inveja, o consumismo excessivo, a falta de amor a si mesmo e ao prximo. O ser humano como humano ter nesse momento a chance de mostrar o que realmente o diferencia do ser animal - que a razo o ser racional, ou seja, ter a capacidade de pensar, refletir e assim, fazer escolhas do bem e para o bem. Precisa criar o vrus da solidariedade, da ajuda mtua, por isso, reserve tambm nessa quarentena, um tempo para colocar em dia a mente, organizar as emoes, dar uma revisada na vida, nas suas escolhas, nas relaes que estabelece, olhando para dentro de si e refletindo: como pretendo viver depois do fim da pandemia COVID-19?

Por Sandra Bilhar Pelisser - Psicloga

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